domingo, 27 de abril de 2008

Elvis para jovens


Chega ao Brasil, pela Texto Editores, o livro "Elvis-O rei do Rock", biografia do astro Elvis Presley direcionada ao público infanto-juvenil. A obra, escrita pelo português José Jorge Letria e ilustrada por Afonso Cruz, traz, através de uma linguagem acessível, a vida de um dos nomes mais reconhecidos no mundo da música que, através de sua dança extravagante e seu timbre inigualável, revolucionou o que na época era conhecida como música popular. Em declaração publicada no site http://www.globo.com/ , José Letria disse que escolheu falar de Elvis porque sempre gostou da sua maneira de cantar, do seu estilo e da revolução estética e de mentalidades que ele, talvez inconscientemente, ajudou a realizar.
É interessante a iniciativa de mostrar ao público jovem o que representou Elvis Presley para a música e a repercussão de suas atitudes nos valores de sua época. Elvis, sem dúvidas, foi um marco na sociedade e inovou, através da adoção de posturas contrárias ao sistema, o conceito e, como citou o próprio autor da biografia, a estética da música popular. A sua irreverência e coragem, ao interpretar estilos musicais de origem negra, fez desse astro um alvo de intensas críticas que, posteriormente, levaram-no a ser referenciado como "um músico branco de alma negra".
Entretanto, não se deve esquecer do fim trágico que teve sua vida. Muito acima do peso e com menos fãs, Elvis morreu como um dependente químico, não devendo, portanto, ser encarado como uma lenda e sim como um ser humano. Bastante talentoso, da mesma forma que contribuiu para o avanço da música, foi vítima do próprio sucesso e não resistiu ao poder destrutivo das drogas.

Nenhum comentário: